Especialista analisa relação entre demonstrações contábeis e aplicabilidade dos métodos de avaliação de empresas6666

0

Os analistas da Sapri Consultoria identificaram divergências e assimetrias entre o mercado e as empresas estudadas

Cláudio Lasso, CEO da Sapri Consultoria, analisou a relação entre as informações presentes nas demonstrações contábeis e aplicabilidade dos métodos de avaliação de empresas.

Para isso, buscou-se para realização das análises os conceitos fundamentais sobre avaliações de empresas e os seus métodos, assim como os conceitos de análise das demonstrações contábeis, suas ferramentas e métodos.

Na análise, também foi abordado sobre a natureza das empresas, principalmente as microempresas devido sua expressiva participação no cenário econômico.Foram coletados dados do mercado de restaurantes .

Quanto à metodologia, utilizou-se da coleta de dados mediante autorização dos responsáveis das empresas, portanto, esta é uma pesquisa qualitativa de natureza analítica descritiva tendo como escopo de estudo amplitude descritiva e a dimensão temporal o segundo semestre de 2020, no meio da pandemia.

Por meio dos dados foi observado o perfil patrimonial das microempresas, através de aspectos como composição de ativo, passivo, participação de terceiros e maturidade de endividamento onde se levantou questões quanto a situações de liquidez e comportamento patrimonial no período estudado, frente à rentabilidade destas empresas em comparação ao mercado.

“Assim, identificada divergências e assimetrias entre o mercado e as empresas estudadas relacionou-se, estas assimetrias, às dificuldades que implicariam à aplicação dos métodos de avaliação de valor das empresas, tendo por fim, que as divergências encontradas resultaram numa dificultosa aplicação dos modelos, quando a não, impossibilidade de sua aplicação de forma adequada, a uma análise de avaliação de valor justo, uma vez que muitos ajustes serão necessários, a fim de, validar os dados ou aproxima-los da realidade de mercado, podendo assim, os analistas da Sapri incorrer, neste processo, em distorções dos resultados e do comportamento da empresa, e por consequência, de sua avaliação de valor”, explica.

Lasso ressalta a importância da organização contabil, financeira e tributária.

“Ter uma assessoria especializada e comprometida faz toda diferença”,finaliza

Deixe uma resposta

Nota antes do formulário de comentário