Para quem deseja empreender hoje no Brasil, e tem dúvidas do que seguir, Douglas Andrade traz alguns esclarecimentos

0

A Sebrae divulgou relatório que aponta que o número de empresas com menos de 5 anos no Brasil cresceu 9,9% junto de pesquisa realizada pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor. Sendo o 7º país no ranking global no número de empreendedores, muitos brasileiros ainda se perguntam sobre que ramo investir, onde aplicar e como crescer num negócio próprio. Douglas Andrade, empreendedor no ramo da Energia Renovável conta que “para abrir uma empresa com boas perspectivas de sucesso é preciso conhecer o próprio negócio, a concorrência, além de contar com capacitação, suporte profissional, capital e planejamento”.

 Esses 9,9% da população que empreende seu próprio negócio compreende a faixa etária entre 18 a 64 anos, indica a pesquisa da GEM. Mas, por onde começar? Como dar o primeiro passo? Segundo Douglas Andrade, 7 passos são fundamentais nesse processo:

1. Fazer um bom planejamento;

2. Conhecer seus clientes;

3. Conhecer seus concorrentes;

4. Conhecer o mercado;

5. Ter afinidade com o seu produto ou serviço;

6. Invista em autoconhecimento;

7. Tenha paciência e consistência.

Nova pesquisa da GEM, divulgada no fim do primeiro semestre deste ano apontou, mais uma vez, que o número de novos empreendedores no Brasil continua em ascensão. Da 7ª posição, o país sobe para a 5ª no ranking global ficando atrás apenas da República Dominicana (45,2%) em 4º, Sudão (41,5%), 3º, Guatemala (39,8%), 2º e o Chile em primeiro lugar (35,9%). O número de cadastros do Microempreendedor Individual (MEI) também cresceu exponencialmente, foram 682,7 mil novo empreendedores. Mas, e se não der certo? E se a tentativa fracassar? “É preciso ter afinidade com o seu produto ou serviço. Sem essa afinidade, fica difícil desenvolver credibilidade no mercado, pois a maioria dos clientes tende a confiar em negócios promovidos por pessoas que gostam do que fazem e realmente entendem do assunto”, explica Douglas.

“É difícil se destacar em algo em que você não se aprofunda ou não gosta. Portanto, se o seu objetivo é iniciar um negócio, avalie se o que você pretende vender é algo com o qual você se identifica”, Douglas Andrade conclui.

Deixe uma resposta

Nota antes do formulário de comentário