O que é autoridade certificadora? Como encontrar essas empresas?

0

Os certificados digitais estão cada vez mais populares. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, em 2021, 4.083.124 certificações digitais já foram emitidas no país.

67,28% a mais do que em 2020 – ano que bateu o recorde de novas certificações emitidas. Motivos para tanto sucesso não faltam, afinal, essas soluções podem ser usadas nas mais diversas atividades do mercado.

Advogados, contadores, médicos, gestores hospitalares, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre muitas outras profissões e atividades. 

Até mesmo pessoas físicas podem utilizar certificados digitais  no seu dia a dia para otimizar tarefas mais comuns. Contudo, com esse avanço de popularidade, é comum que as pessoas comecem a estudar mais sobre essas opções e encontrem algumas dúvidas.

Na internet, há conteúdos sobre quais os tipos de certificados digitais, como podem ser usados e muito mais. Na grande maioria deles há o aviso de que as autoridades certificadoras são fundamentais para garantir segurança a essas certificações. 

É sempre reforçada a necessidade de ter essas empresas. Mas, afinal, o que são Autoridades Certificadoras? Junto às Autoridades de Registro (ARs), elas exercem um papel fundamental, pois são as responsáveis por cada uma das etapas do processo de emissão dos certificados digitais.

Sem elas, não há como ter o documento eletrônico e tampouco ter segurança ao usá-lo. Para solucionar todas as dúvidas sobre este tema, elaboramos um conteúdo com diversas informações importantes sobre essas empresas.

Como trabalham? Quais suas funções? Por que são tão importantes? Essas e outras questões nós responderemos ao longo deste conteúdo. Acompanhe!

O que são Autoridades Certificadoras?

Autoridades Certificadoras são entidades, que podem ser públicas ou privadas, responsáveis pela emissão, distribuição, renovação, revogação e gerenciamento de certificados digitais solicitados por pessoas físicas, jurídicas ou outras ACs.

Há diferentes tipos de ACs, com níveis de autoridade distintos – as de primeiro nível são as que podem emitir o documento para outras ACs, e há aquelas que atendem pessoas físicas e empresas. 

Contudo, na prática, uma autoridade certificadora funciona para a certificação digital, da mesma forma que o DETRAN funciona para a emissão de carteiras de habilitação (CNH). 

Uma Autoridade Certificadora não precisa estar necessariamente ligada a um órgão público. Na prática, elas precisam apenas estar de acordo com as normas de segurança  e criptografia da ICP Brasil – órgão que regulamenta a emissão dos certificados digitais no país. 

Quais as principais funções da autoridade certificadora

Existem diversos tipos de certificados digitais, como o e-CNPJ, NF-e, e-CPF, entre outros. Cada um tem funcionalidades e aplicações diferentes, então, antes de adquirir qualquer certificação, é preciso entender como ela funciona.

Ainda existem 2 opções de armazenamento desses certificados, o modo A1 e o A3. O primeiro fica armazenado no servidor do cliente e o segundo, em uma mídia criptografada (como smart cards e tokens).

A AC deve ajudar seus clientes e entender as diferenças entre cada uma das opções, alertando sobre os pontos negativos de cada uma para que todas as pessoas interessadas  tomem uma decisão assertiva. 

Além, é claro, de ser responsável pelo processo de emissão, renovação, revogação e gerenciamento dos certificados digitais, como mencionamos no início do conteúdo. 

O que muitos não sabem e interferem na segurança do documento digital é que também é papel da AC verificar se o dono do certificado tem a chave privada correspondente à chave pública da certificação emitida e garantir a veracidade das informações presentes em cada documento.

Ainda credencia as Autoridades de Registro para realizarem o atendimento ao cliente. Por esses motivos, quando alguém deseja comprar um certificado digital para otimizar seu dia a dia, precisa contar com o apoio das Autoridades Certificadoras. 

Como escolher uma Autoridade Certificadora?

As ACs são muito importantes, já que armazenam dados pessoais e empresariais. Então, se você pretende investir em um certificado digital, mas ainda não escolheu a Autoridade Certificadora, entenda que é preciso tomar alguns cuidados. 

Existem diversas opções no mercado, por isso, o ponto de partida para acertar nessa decisão é a confiança. Pesquise bastante, procure por certificado digital em São Caetano, por exemplo,  e encontrará dezenas de empresas prestadoras de serviço. 

Leia referências e opiniões sobre a empresa na internet. É fundamental contar com uma entidade confiável. 

A melhor AC é aquela que atua de forma ética e profissional, somente assim é possível assegurar que todo o processo acontecerá de forma legítima, confiável e protegida – conforme as orientações e normas da ICP-Brasil. 

Procure empresas que ofereçam apoio para tirar suas principais dúvidas e dê um suporte após a compra do certificado. Essas empresas são fundamentais no mundo dos documentos eletrônicos, escolha com cautela e terá resultados incríveis.

Deixe uma resposta

Nota antes do formulário de comentário