Marcos Costacurta: de empacotador de supermercados a sócio do maior ecossistema de alimentação saudável do Brasil

Vamos contar uma história de sucesso de um casal do sul do Brasil que hoje é referência no marcado de produtos naturais e suplementos nutricionais no Brasil. Marcos Costacurta iniciou sua vida profissional ainda menino no interior de Santa Catarina como agricultor, depois se mudou para a São Leopoldo RS e foi empacotador de supermercados, em dois anos foi promovido a chefe do setor e logo se tornou promotor de vendas de uma multinacional. Ao lado da sua esposa Kerlin Schmitz, nutricionista, natural de Sete Quedas MS, fundaram a loja Divina Terra em 2011 e hoje firmaram parceria com as empresas Armazém Cerealista e Armazém Fit Store que juntos, somam mais de 180 lojas em todo o Brasil, o grupo Puro. Hoje Marcos e Kerlin são referências no mercado de alimentação saudável no Brasil por atuar em todas as frentes com Indústria (Alpacas Foods), Distribuidora (Brasil Granel), varejo e franquias (Divina Terra e Grupo Puro) e farmácia de manipulação (Divina Terra Pharmacy).Toda sua história é narrada como um grande sucesso. Mas sabemos que nem tudo foi fácil, qual o momento mais difícil nessa trajetória? Sempre o início é mais difícil, momento que falta capital de giro, não tem experiência de gestão, não tem capacidade de contratar profissionais com salários melhores, os fornecedores te enxergam pequeno e não tem boas negociações e não tem fôlego para investir em marketing. Muitas vezes veio a vontade de desistir, teve épocas que faltou dinheiro para pagar fornecedores e tive problemas de saúde. Eu e minha esposa chegamos a trabalhar 13 horas por dia durante muito tempo.

O que você atribui seu crescimento profissional em tão pouco tempo? Sempre querer ser o melhor em tudo o que fizemos. Abrimos a Divina Terra para ser a melhor e maior da cidade, em um ano já tínhamos atingido o objetivo, miramos ser o maior do estado do Rio Grande do Sul, 4 anos depois já éramos lideres e hoje junto com o grupo Puro, já somos o maior do Brasil. Claro que para isso, vem muito amor e dedicação em tudo que fizemos. O sentimento de querer ser o maior e melhor, sem querer prejudicar ninguém, juntando forças com os melhores do mercado, acaba sendo uma conseqüência de degraus que subimos e miramos outros horizontes que até então não enxergávamos.

O mercado de produtos naturais, orgânicos e suplementos fitness está em crescimento vertiginoso, quais os principais fatores que levaram vocês a ser referência nesse mercado? O mercado de alimentação saudável é novo comparado com outros setores, ao mesmo tempo é o que mais inova, se tornando complexo por ter produtos que entram e saem da de moda o tempo todo. Juntando a isso, como é um segmento que está crescendo muito, todas indústrias alimentícias, supermercados tradicionais, farmácias e outros estão querendo uma fatia desse mercado, tornando mais competitivo. Nosso crescimento está no olhar atento da inovação, de sermos mais rápidos do que o próprio setor, buscando ser referência sempre. Por dois anos seguidos vamos na maior feira de alimentação saudável do mundo na Califórnia para se antecipar às tendências.

A Divina Terra foi fundada em 2011 em São Leopoldo, qual foi a sua estratégia para conquistar o mercado e abrir o plano de franquia? Quando começamos, nem sonhávamos em franquear, mal sabíamos o que era franquia. A fez tanto sucesso que vinham pessoas de outras cidades comprar em São Leopoldo e pedir lojas em suas cidades. Foi aí que colocamos a primeira filial em Novo Hamburgo RS com parceria de nosso atual sócio Sérgio Costa. Logo depois ampliamos a loja matriz, se tornando a maior do Brasil na época. Como tínhamos duas lojas grandes e lindas, veio uma demanda de franquias e acabamos fazendo o plano de expansão via franshising.

Qual o plano de franquia para os leitores que vão se encantar com a Divina terra? A Divina Terra é um modelo de loja completa, onde se encontra tudo num lugar só. As nutricionistas adoram indicar a marca, pois os pacientes encontram tudo o que foi prescrito em suas receitas. Para todos os segmentos, existe um mundo de produtos selecionados para atender as diversas necessidades, seja de quem busca uma vida saudável, do maromba ou de um intolerante alimentar. Não prometemos modelos de lojas baratas, pois sabemos que pouca variedade no nosso setor, a conta não fecha. Nosso modelo de franquia é para virar referência na cidade e ter um retorno financeiro de 24 a 36 meses. Temos um modelo de afiliado para lojistas já existentes, junto ao grupo Puro com inúmeras vantagens.

Como o e-commerce ajudou na expansão da marca? Como o ecommerce no nosso setor é concorrido em preço, trabalhamos fortemente com CRM ativo via WhatsApp. Nosso cliente é acostumado com venda consultiva, esse atendimento personalizado faz muita diferença.

Qual o carro chefe da Divina Terra? Granel e suplementos dividem o pódio de mais vendidos

Fusão entre empresas é uma visão estratégica de aumentar o faturamento e conquistar o mercado nacional. Conte para nós como foi que surgiu o GRUPO PURO. O Grupo Puro nasceu de uma conversa minha, do Emiliano do Armazém Ceralista e Lucas do Armazém Fit Store no ano passado. Estávamos falando da desunião do setor, da pouca profissionalização e de estarmos brigando por uma fatia pequena no mercado de alimentos como um todo ao invés de nos unirmos para aumentar essa fatia. Foi aí que surgiu o Grupo Puro com várias frentes para profissionalizar o mercado, crescer como rede e apoiar os menores com a Universidade Saudável e com o programa de afiliados.

O GRUPO PURO traz uma plataforma de mentoria para empreendedores no mercado de produtos saudáveis “UNIVERSIDADE SAUDÁVEL” como nasceu esse projeto? Já existia uma mentoria do Emiliano Amaral do Armazém Cerealista. Com a fusão, criamos a plataforma de ensino, onde tem um 360 de todo negócio, desde mix de produtos, até gestão financeira e controle de estoque. Essa plataforma é para quem quiser ser mentorado, para afiliados e franqueados do grupo. Breve vamos ter uma plataforma para cliente final, com muitas novidades, dicas e receitas.

Recentemente vocês participaram da maior feira de alimentos a “Naturaltech”. Superou as expectativas? O que podemos esperar do GRUPO PURO? A feira foi incrível, mesmo o grupo Puro sendo novo, tem muito peso pelas marcas que estão por trás. Participamos como palestrantes gravamos no Podcast da própria feira. Os fornecedores já reconhecem a força do grupo como número um do Brasil. O projeto é ter 500 lojas entre franqueados e afiliados no Brasil até final de 2024.

Saiba mais sobre Marcos Costacurta através do Instagram: @marcoscostacurta

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