Como a nutrição pode aumentar o sistema imune durante o inverno

0

Nutricionista Tamires Migueis dá algumas dicas

A nutrição é um fator fundamental na manutenção do estado de saúde e bem-estar. Para que as diversas células do sistema imunológico funcionem de maneira adequada, é necessário garantir a ingestão correta de macronutrientes como carboidratos, proteínas e lipídeos com um reforço extra para os minerais como ferro, zinco, magnésio e ômega 3.

Abaixo algumas dicas para reforçar sua imunidade:

  • Não esqueça de beber água
    Nos dias mais frios é comum omitirmos o consumo de água durante o dia, no entanto as necessidades de hidratação continuam as mesmas, além de ter papel essencial no organismo a água regula a temperatura corporal e ajuda na eliminação de toxinas, fatores essenciais para um sistema imunológico saudável.
  • Invista em frutas cítricas como laranja, kiwii, acerola, tomate, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho que são alimentos fonte de vitamina C; alimentos como gengibre, cúrcuma e própolis também ajudam melhorar a resposta imune.
  • Descanso
    Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde, é durante a noite que o organismo regula o metabolismo, liberando hormônios para reparação de tecidos e renovando as energias para a manhã seguinte, neste processo também é feito a manutenção do sistema imunológico com a restauração das células de defesa.
  • Pratique atividade física
    O frio não é desculpa para burlar a rotina de exercícios físicos principalmente porque além de ser essencial para manter uma boa composição corporal, a atividade moderada também é benéfica para o sistema imunológico, porém vai um alerta aos esportistas que praticam atividade física de alta intensidade, pois pode haver queda no sistema imunológico, essa diminuição pode ocorrer devido à uma baixa da glutamina na massa muscular, neste caso é válido a suplementação com glutamina para reestabelecer os níveis adequados, a dosagem deve ser respeitada de acordo com as individualidades de cada pessoa, consulte sempre o profissional nutricionista antes de utilizar qualquer suplemento

Tamires Migueis
Nutricionista clínica e esportiva e meu contato
(11) 95823.4037
@nutri.tamiresmigueis

Deixe uma resposta

Nota antes do formulário de comentário